Julho Sem Plástico

Já parou para pensar como é estranho que um material bem mais duradouro do que nós mesmos seja diariamente usado e logo descartado? Sim, estou falando do plástico.

Ele está na garrafa de água, na embalagem dos produtos, em materiais hospitalares… A lista é enorme. Mesmo tendo benefícios no seu uso, será que ele é sempre tão necessário? Como podemos chamar de prático um material que demora séculos para desaparecer?

Estou participando de um desafio chamado Plastic Free July, em que o objetivo é recusar qualquer uso de plástico até o fim do mês. Isso implica em algumas mudanças de hábitos, e é claro que não é fácil. Mas sempre existem pequenas coisas que podemos modificar, além de ser uma ótima oportunidade para prestar mais atenção no lixo que produzimos.

Para se juntar ao desafio, basta se comprometer a não usar plástico por dias, meses ou até mais tempo! Vocês animam a tentar? 🙂

O que eu estou fazendo

Frequento feiras.

7e3a3ea4-34a7-476f-91e8-255593dd6760-1
Normalmente, feiras têm mais variedade dos mesmos produtos, então há mais chances de encontrá-los não embalados. Lá também é mais barato comprar a granel, que pela minha experiência é bem caro em lojas tradicionais (culpa da gourmetização…).

img_3190
Infelizmente, nem sempre dá para garantir a forma como os produtos chegarão até nós (olha aquelas montanhas de plástico ali atrás!), mas podemos escolher como os levaremos para casa.

Ando com talheres e copo na bolsa.

IMG_3276
Minha garrafa vermelha e meus talheres (que estão enrolados nesse paninho bonito) estão sempre comigo.

Já que não saio de casa sem bolsa, não dá trabalho nenhum ter meus talheres e copo comigo. Eles não ocupam muito espaço e têm me poupado de gerar desperdícios quando estou na rua.

Fiz minha pasta de dente.

IMG_3507

Artigos de higiene pessoal costumam gerar muito lixo. Já que a minha Colgate acabou, comecei a preparar a minha própria pasta de dente. Esse post traz uma receita e mais informações para quem quiser testar essa forma diferente de escovar os dentes.

 

 

 

 

Anúncios

4 comentários em “Julho Sem Plástico

    1. Que bom que curtiu! Então, fiz uma viagem recentemente e testei meus novos conhecimentos. Consegui desperdiçar menos do que antes porque me planejei mais. Nos aeroportos, por exemplo, a única coisa que joguei fora foi papel higiênico (haha). Só que tive que levar minha comida em vasilhas de plástico, o que foi um furo no desafio.
      Também consegui me alimentar quase sem lixo ao longo dos dias, mas vez ou outra recebi um canudo de plástico em restaurantes. Pra mim o mais difícil de evitar são as sacolas plásticas, das quais ainda não consegui me livrar. Mas tudo em seu tempo! Aos poucos chego lá 🙂

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s