Para fazer em casa: delineador

Maquiagem me deixa feliz. Adoro como ela pode realçar o rosto das pessoas, dar cores novas, passar mensagens. Como agora meu objetivo é evitar desperdícios e controlar as substâncias que entram no meu corpo, ficou mais difícil comprar esses produtos em lojas convencionais. Verdade seja dita, eu estava sofrendo com a ideia de não me maquiar mais.

Foi aí que comecei a pesquisar receitas naturais caseiras e me surpreendi com a quantidade de possibilidades que temos por aí! Resolvi fazer primeiro o delineador, já que os olhos são áreas muito sensíveis do corpo e usar produtos com ingredientes que não conhecemos pode ser perigoso para esta região. Depois de dias de testes, acabei desenvolvendo uma receita que deu certo para mim.

O legal de fazer seus próprios cosméticos é que você controla o que entra em contato com o seu corpo, na quantidade ideal para você. Para quem quiser saber mais sobre o problema com muitos cosméticos convencionais, indico esse vídeo aqui. Mas vamos à receita!

Você vai precisar de (para 1 porção)

  • 4 cápsulas/comprimidos de carvão ativado (vendidas em farmácias)
  • 3 colheres de chá de óleo de coco
  • 1 e 1/2 colher de chá de cera de abelha (encontrei em uma feira, na banca de mel)
  • 1 cápsula de vitamina E, que é um antioxidante que prolonga a vida do produto

Modo de preparo
1. Esquente a cera de abelha. É indicado aquecê-la já dentro do recipiente que será utilizado, porque ceras grudam em tudo.
2. Adicione ao recipiente o óleo de coco, que também pode ser aquecido se estiver sólido.
3. Acrescente o carvão ativado e a vitamina E.
4. Misture tudo até obter uma pasta homogênea, sem carocinhos de carvão.

Para conservar adequadamente sua maquiagem, é indicado sempre deixar sua embalagem fechada e em um lugar seco e pouco iluminado. Outra coisa muito importante é anotar a data em que cada produto foi feito.

Ficou assim:


Como passar

Umedeça um pincel chanfrado com um pouco de água. Depois é só passar o pincel sobre a mistura e aplicar aos olhos como com qualquer outro delineador.

Talvez seja necessário passar algumas camadas para que o delineador fique  homogêneo, mas é rápido e o resultado é bem parecido com o das marcas comerciais!

É isso! Não consegui encontrar o carvão à granel, por isso ainda gerei  resíduo. Quem sabe eu tenha coragem de fazê-lo da próxima vez!

E então, o que acharam? 🙂

Anúncios

7 comentários em “Para fazer em casa: delineador

    1. Oi! Um blog que leio é o The Rogue Ginger, que tem a categoria “Kind Beauty & Body”. Também acompanho o canal da Ela Gale no YouTube, que tem várias receitas bem simples. Outro lugar bom para encontrar receitas é o Pinterest. Muitas pessoas “pinam” artigos de blog com DIYs. Lembrando que caso você se inspire a fazer seus próprios cosméticos, é sempre importante pesquisar as formas de conservá-los ao máximo. 🙂

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s